BNDES marca negociação para terça-feira (25)

A primeira reunião de negociação entre as comissões de negociação dos funcionários e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será realizada nesta terça-feira (25), a partir das 14h30.

“Esperamos que seja uma negociação objetiva, com propostas concretas que atendam as reivindicações dos funcionários de forma global, pois o prazo para o acordo termina no início da semana que vem”, disse o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinícius de Assumpção.

Caso o banco não apresente uma proposta global de acordo que atenda as reivindicações dos funcionários, o vice-presidente da Contraf-CUT disse que a comissão dos funcionários vai reivindicar que seja firmado um pré-acordo que garanta os direitos estabelecidos no acordo em vigência.

“A reforma trabalhista acabou com a ultratividade dos acordos e convenções coletivas. Por isso, defendemos o pré-acordo para que os trabalhadores não fiquem desprotegidos, sem seus direitos. Até porque este impasse foi criado pelo BNDES”, explicou Vinícius ao lembrar que a data-base da categoria é 1º de setembro (próxima terça-feira).

Assembleia histórica
Vinícius lembra que a bancada dos representantes do funcionalismo foi reafirmada na assembleia do dia 3 de agosto e a pauta de reivindicações entregue à direção do banco no dia 5 de agosto.

“Este recuo do BNDES é fruto da última assembleia, que foi um momento histórico, com quase dois mil participantes, mostrando a disposição dos funcionários em participar da campanha salarial. Na ocasião 97% aprovaram esta bancada de representantes dos trabalhadores. Foi uma resposta contundente dos bancários diante do impasse gerado pelo banco”, concluiu Vinícius.