Campanha dos Bancários 2020: reunião com Fenaban nesta sexta 31

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (federação dos bancos) reúnem-se novamente nesta sexta-feira 31, às 11h, por videoconferência. Na ocasião deverá ser definido o calendário de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2020. A Fenaban está com a pauta de reivindicações da categoria desde o dia 23. O Comando Nacional dos Bancários representa os trabalhadores na mesa de negociação. 


“Nesta mesa de sexta, devemos definir um calendário de mesas e a divisão da negociação por temas como remuneração, saúde e condições de trabalho, segurança, igualdade de oportunidades, entre outros. Dessa forma, iremos discutir as reivindicações contidas na nossa pauta, que é fruto de um amplo processo democrático que começou na consulta aos bancários em todo o país e em seguida na discussão e aprovação em nossa Conferência Nacional”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, que é uma das coordenadoras do Comando.

Ivone chama atenção para a urgência do processo de negociação, já que desde a reforma trabalhista não está mais em vigor a ultratividade, princípio segundo o qual acordos trabalhistas teriam seu prazo estendido automaticamente, caso outro acordo não tivesse sido fechado até o término de sua validade. “Nossa CCT é válida até 31 de agosto deste ano. Portanto, sem a ultratividade, é preciso que assinemos uma outra CCT até esta data, caso contrário, nossos direitos estarão ameaçados. Por isso precisamos da união e mobilização da categoria para defender nossas conquistas.”


Entre as principais reivindicações da categoria para 2020 estão: reposição da inflação mais aumento real de 5%; PLR de três salários mais parcela fixa de R$ 10.742,91; manutenção de todas as cláusulas da CCT; e cláusula nova garantindo direitos no regime de home office. Leia mais sobre as reivindicações aqui e na Folha Bancária Digital, edição 6237.