CEE/Caixa define estratégias de luta para 2020

Nos dias 19 e 20 deste mês, os representantes dos empregados na CEE-Caixa estiveram reunidos para avaliar o ano de 2019 e traçar estratégias atuação para 2020. Temas como Saúde Caixa, reestruturação, GDP e Funcef fizeram parte da pauta.

Os representantes dos empregados debateram ainda iniciativas de enfrentamento aos ataques sofridos pela classe trabalhadora com as MP 881, da Liberdade Econômica, e com a MP 905, da Carteira Verde e Amarela, que colocou sob ameaça a jornada dos bancária e a negociação da PLR com os sindicatos.

A necessidade de mobilização da categoria frente aos desafios do próximo periodo foi a tônica dos debates. “Em agosto de 2020 acaba a vigência de nosso acordo coletivo de trabalho. O cenário que se apresenta não é nada animador. Se a categoria não se mobilizar, poderemos testemunhar perdas de direito e retrocessos em nossas conquistas”, afirma Antonio Abdan, representante da Fetec-CN.

Na oportunidade, a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, abordou as tentativas do governo de alterar a governança dos fundos de pensão para acabar com a gestão paritária nessas instituições.

Uma das ameaças aos avanços conquistados pelos participantes dos fundos é a CGPC 7/2002. “A Anapar (Associação Nacional dos Participantes) fez esforços para tirar da pauta da reunião do CNPC, mas o pedido não foi acatado. Essa Resolução traz alterações que estavam no PLP 268 e que conseguimos inviabilizar no Congresso. Mas, agora o governo quer mudar regras de governança por meio de resolução”, disse Fabiana Matheus. A proposta pode impedir a eleição direta de participantes para a diretoria dos fundos de pensão.

Fabiana citou também a CGPAR 25, que as entidades representativas dos participantes estão tentando barrar via Congresso Nacional. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 708/2019 foi apresentado pela deputada Erika Kokay (PT/DF), com objetivo de sustar os efeitos dessa resolução.

A resolução 25, além de abrir caminho para a transferência de gerenciamento de todos dos planos de benefício para o mercado financeiro, afetando assim todo o participante e toda a Funcef, propõe mudar drasticamente as características do Não Saldado, prejudicando severamente seus participantes.

Defesa da Caixa

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, fez um relato sobre a campanha #ACAIXAÉTODASUA, lançada em outubro pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa e que está tomando conta do país.

Jair lembrou que materiais como botons, camisetas e bonés estão sendo disponibilizados às entidades sindicais e associativas para as atividades nos estados e em eventos realizados pela Fenae como o Talentos Fenae/Apcef e jogos regionais, além da divulgação em TV, rádio e outras mídias.

Dia de Luta

A CEE/Caixa decidiu pela realização de um Dia Nacional de Luta no dia 13 de janeiro, para marcar do aniversário da Caixa (12 de janeiro) e protestar contra as medidas de fatiamento do banco e a retirada de direitos dos trabalhadores.

“Estamos orientando as entidades sindicais a realizarem atividades semanais a partir do dia 13 de janeiro em defesa da Caixa e contra a gestão pelo medo implantada pela direção do banco, que impõe medidas como a cobrança de metas abusivas e descomissionamentos arbitrários, que provocam o adoecimento dos trabalhadores”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados, Dionísio Reis.

Segundo o dirigente, essas algumas das questões que estarão em pauta na reunião da mesa de negociação permanente, agendada para 15 de janeiro.

Da Redação com Fenae