Coronavírus: afastados não devem cadastrar horas negativas

O Santander adota o seguinte protocolo de segurança para casos de covid-19 confirmados, em agências ou departamentos: o local é fechado por 14 dias e todos os trabalhadores são afastados. Mas isso só ocorre quando a equipe médica do banco assim indica.

Nesses casos, os afastados que não foram testados positivos, podem ficar em regime de home office ou terem seu ponto eletrônico abonado, isso fica a critério do banco. Mas é importante ressaltar que nenhuma das duas situações (home office ou ponto abonado) deve resultar em adesão ao banco de horas compensáveis. Ou seja, o trabalhador não deve sair do afastamento devendo horas ao banco.

Mas alguns trabalhadores estão sendo mal orientados. O Sindicato dos Bancários de São Paulo apurou que alguns gestores estão indicando a seus subordinados que estão afastados, por terem tido contato direto com positivos para covid-19, que cadastrem o período de afastamento no banco de horas negativo.

“Esta orientação está errada, segundo o próprio RH do banco. É portanto completamente irregular e os bancários do Santander que estiverem passando por isso devem denunciar ao Sindicato”, avisa a diretora do Sindicato e bancária do Santander, Lucimara Malaquias.