Fenaban recua, mantém PLR atual, mas insiste em zero de reajuste

Em uma negociação tensa com o Comando Nacional dos Bancários, nesta quarta-feira (26/8) antecedida por um twitaço feito pela categoria nas redes sociais em todo o país, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) acabou cedendo. Recuou da retirada de direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), manteve a PLR pela regra atual, mas insistiu em zero de reajuste. No lugar do índice viria um abono de R$ 1.656,22, impondo perdas significativas para a categoria bancária, não repondo sequer metade da inflação do período.

Mas os bancos foram além e como se não fossem o setor mais lucrativo da economia brasileira para 2021 propuseram um ‘reajuste salarial parcelado’: 70% da inflação anual, pago em setembro, e os restantes 30% parcelados em seis meses. O Comando criticou esta forma inusitada de reajuste salarial, que não se justifica, ainda mais vinda do setor financeiro que continuou tendo lucros altíssimos, mesmo em plena pandemia.

A categoria faz assembleias nesta quinta-feira, em todo o país. Vai avaliar as negociações e propor novas formas de mobilização.

Negociação continua nesta quinta

Assim que terminou a rodada desta quarta-feira, por volta das 21 horas, o Comando Nacional se reuniu para avaliar a negociação e se preparar para os próximos passos. A negociação segue nesta quinta-feira, a partir das 14 horas. Vale a pena lembrar que esta rodada, na verdade, teve início na terça-feira (25/8), foi retomada nesta quarta e continuará na quinta.

 “Conseguimos avançar na manutenção dos direitos previstos em nossa CCT e conquistados com muita luta. Mas ainda precisamos fazer o mesmo em relação ao índice. Os bancos têm plenas condições de atender às reivindicações e os bancários merecem ser valorizados e respeitados”, afirmou Adriana Nalesso, presidenta do Sindicato e integrante do Comando.

Acrescentou que as mudanças nas cláusulas de saúde também foram retiradas, sendo mantidas as da CCT atual. “Mas ainda precisamos garantir a cláusula de teletrabalho”, frisou.

Pressão nas ruas

Em vários estados os bancários fizeram manifestações. No Rio de Janeiro, o Sindicato realizou nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, um protesto contra a intransigência dos bancos na mesa de negociações. Os manifestantes seguiram, em caminhada, pela Avenida Rio Branco. Ocorreram pausas em frente às agências para convocar todos os bancários e bancárias a intensificar a mobilização e fazer com que os patrões recuem e apresentem uma proposta decente. Todos os participantes respeitaram o distanciamento de segurança em função da pandemia e prestaram homenagem as vidas ceifadas pela Covid-19 no Brasil. O ex-dirigente sindical Francisco Abdala, o Chicão, morto em junho, foi homenageado com uma faixa do Sindicato. Grevistas dos Correios participaram da atividade.