Outubro Rosa: Campanha mundial alerta para a prevenção do câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, é realizado em todo o mundo a campanha Outubro Rosa. O movimento, que tem como símbolo o laço cor de rosa, visa conscientizar a população, empresas e entidades para a prevenção do câncer de mama.

A cada ano surgem 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O câncer de mama é causado por um tumor maligno que se desenvolve na mama com consequência de alterações genéticas e em decorrência disso, ocorre o crescimento anormal das células mamárias, que passam a se dividir descontroladamente.

O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o sucesso do tratamento. Exames como mamografia, ressonância magnética, ecografia são importantes para que alterações suspeitas possam ser identificadas.

Para informar sobre a importância do diagnóstico, as ações da campanha Outubro Rosa promovem iniciativas em vários países do mundo com a iluminação de prédios públicos, pontes, teatros e monumentos turísticos e a realização de eventos como corridas, desfile de moda com sobreviventes do câncer de mama, partidas de boliche, entre outras atividades de conscientização.