PARABÉNS BANCÁRIOS

O Dia do Bancário é comemorado nesta terça, 28 de agosto. Uma justa homenagem que nasceu após uma greve de 69 dias, em 1951, quando a categoria reivindicou 40% de reajuste salarial. Mesmo reprimido pela polícia e boicotado pela mídia, o movimento se manteve e trouxe como resultado um aumento de 31%.

A mobilização foi um marco na história da categoria e resultou na criação de vários sindicatos pelo Brasil. Mas reivindicar e lutar são verbos anteriores à consolidação da data. Exemplo disso é a jornada de seis horas, conquista dos anos 1930, até as mais recentes, como por exemplo a licença-paternidade. E a própria unificação da categoria, nacional, é reveladora dessa capacidade de organização.

Nesse momento, em que tem continuidade a campanha 2018, às vésperas de uma importante assembleia para avaliar a contraproposta dos bancos, é bom não esquecer que não abrimos mãos de nossos direitos, e que nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) conta com mais de 70 cláusulas que garantem a funcionários de bancos públicos e privados vales alimentação, refeição, 13ª cesta, auxílio-creche/babá, PLR, complementação salarial aos afastados por doença, auxílio para requalificação profissional, entre muitas outras conquistas.


Os bancários também são vanguarda em discussões sobre igualdade de oportunidades e o assédio moral, e foram também a primeira categoria a ter garantido em acordo o direito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Além, é claro, do repasse da inflação e aumento real nos salários e demais verbas: de 2004 até 2017 a mobilização da categoria ao lado do Sindicato garantiu ganho real de 20,26% e, no piso, esse aumento foi ainda maior, de 41,6%.

“Os bancários merecem comemorar seu dia porque são uma categoria valorosa, cuja trajetória de lutas não se limita apenas às questões de trabalho, mas se une à de todos os brasileiros por um País melhor”, aponta o presidente do Sindicato, Edmilson Trevizan. Para comemorar a data, o Sindicato promove tradicionalmente a Festa dos Bancários que, nesse ano, acontece no próximo sábado dia 01 de setembro, no clube de campo.