Sindicato cobra horas extras da Caixa por feriado de 9 de julho

O Sindicato enviou nesta quinta-feira 9 ofício à Caixa cobrando o pagamento de horas extras a todos os bancários que trabalharam no feriado estadual do dia 9 de Julho (Revolução Constitucionalista).

O ofício ressalta que a Caixa Econômica Federal não antecipou data do feriado da Revolução Constitucionalista para o dia 25 de maio – determinado pelo governo do Estado por conta da pandemia do coronavírus – e reivindicou que as agências e departamentos não funcionassem na quinta-feira 9. Solicitou inclusive que não houvesse a prestação dos serviços em home office.

“Porém, na eventualidade da necessidade imperiosa da realização de serviços na data indicada como feriado, os empregados convocados ao trabalho deverão ser informados ao Sindicato, além de receberem o pagamento da hora extraordinária em 100% sobre o valor da hora normal, bem como o vale transporte correspondente ao dia e o vale refeição adicional, sob pena de a instituição financeira sofrer medidas cabíveis”, diz o ofício.

 “Os empregados da Caixa estão esgotados por conta da situação imposta pela crise do coronavírus, quando ainda por cima a direção da Caixa insiste em cobrar metas como se estivéssemos em um período de normalidade. E, além disto, os trabalhadores sequer puderam descansar neste feriado. Por isso, cobramos o pagamento das horas extras”, afirma Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa).

O artigo 9º da Lei 605/1949  determina que “nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.

 36º Conecef e campanha nas redes sociais

Nesta sexta-feira 10 começa o 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef). Veja a programação clicando aqui. “É importante que os empregados participem dos debates, e também devem se mobilizar em torno da campanha digital ‘Mexeu com a Caixa, mexeu com o Brasil’, que tem o objetivo de pressionar a direção do banco e o governo Bolsonaro a respeitar a Caixa e seus empregados”, convoca Dionísio.

Para participar da campanha use a hashtag #MexeucomACaixaMexeuComOBrasil nas publicações no Twitter, Facebook, Instagram e demais redes.