Sindicato cobra regularização de trabalhadores contratados pelo Santander

O Santander inaugurou uma empresa de tecnologia da informação localizada em São Carlos e está contratando e transferindo trabalhadores locados no polo administrativo Geração Digital (GD) para lá. Só que estes empregados estão deixando de ser bancários.

Com isto, os bancários que estão sendo transferidos deixarão de contar com os direitos assegurados pela Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria – uma das mais fortes do país – e pelo Acordo Aditivo do banco, que também garante uma série de direitos.

Diante da manobra do Santander o Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região enviou ofício ao banco cobrando esclarecimentos e a regularização dos trabalhadores que passarão a trabalhar na Santander Tecnologia e Inovação STI. 

“É flagrante a irregularidade e a ilegalidade neste processo de transferência de trabalhadores de um CNPJ para outro. Há outras empresas do grupo econômico em que os trabalhadores são bancários e recebem todos os direitos garantidos pela CCT da categoria e pelo ACT do banco”, afirma o dirigente sindical e bancário do Santander Cássio Murakami.  

“Nós estamos cobrando que o banco nos preste os esclarecimentos  devidos e regularize essa situação com urgência. Os trabalhadores que estiverem passando por esta situação ou sofrendo coerção para fazer transferência devem acionar o sindicato imediatamente”, orienta o dirigente.