Adesão dos sindicatos à CCV deve ser feita por meio de assinatura do Termo de Adesão

Os sindicatos que têm interesse em aderir ao acordo da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), renovado esta semana com a vigência até 31 de dezembro de 2022, devem fazê-lo por meio de assinatura do Termo de Adesão.

Além dos termos de adesão, os sindicatos deverão encaminhar também o formulário com os dados da entidade e representantes. Os documentos anexos deverão conter assinatura digital ou assinatura com reconhecimento de firma em cartório e enviados digitalmente. Todas as informações foram encaminhadas às entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) por comunicado.

“A CCV é mais um instrumento importante para os empregados reivindicarem seus direitos, principalmente neste momento após o PDV que aconteceu na Caixa”, lembrou Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e secretária da Cultura da Contraf-CUT.

CCV renovada A renovação do acordo permitirá as entidades sindicais instituir ou manterem a CCV. A composição é paritária, com dois integrantes da Caixa e dois membros indicados pelo sindicato.

As sessões conciliatórias serão realizadas preferencialmente por meio de videoconferência. Esta foi uma solicitação dos empregados, principalmente devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Caso o sindicato ou o empregado achar necessário, a sessão presencial também poderá ser feita.