Agências do Santander terão atendimento gerencial das 9h às 17h a partir de 18 de julho

Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir de 18 de julho.

O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.

O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.

O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.

“Só ampliar o horário de atendimento não garante um atendimento melhor, haja vista que o banco vem mantendo as demissões e aumentando as metas, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimentos. Mas ao invés de contratar mais bancários para diminuir o volume de trabalho, o banco obriga os poucos gerentes a estenderem o horário de atendimento.”

Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região

Os Sindicatos querem ouvir os gerentes (veja abaixo contatos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região) e entender os impactos desta decisão, para que as entidades possam tomar outras providências e encaminhamentos. Procure seu sindicato e seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.

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