Análise de conjuntura com muita ironia

O primeiro painel do 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), na manhã deste sábado (7), tratou do tema “Democracia, Diretos e Vida” com os jornalistas Helder Maldonado, especializado em música e cultura pop, e Marco Bezzi, coautor do livro “Como o Rock Pode Ajudar Você a Empreender”. De forma bem-humorada, os dois fizeram uma apresentação da situação do país, dos ataques feitos pelo governo Bolsonaro e que influenciam de forma brutal a vida da população.

“A aposentadoria se transformou em uma incógnita e um sonho mais demorado quanto uma viagem de avião entre Boa vista e Pelotas, cidades que mantêm os aeroportos mais distantes do país”, ironizou de forma geográfica Helder Maldonado. Que também é o criador da página Galãs Feios.

Locutor de rodeios

Helder lembra o episódio da contratação feita pelo presidente da Caixa, Pedro guimarães, do locutor de rodeios, Cuiabano Lima, como garoto propaganda do banco. “Em um contrato que pode ser tão escandaloso que ainda permanece em sigilo. Por que não sobraria dinheiro para aumento de pessoal e abertura de concurso?”, questionou o jornalista. Helder lembra que a escolha do locutor para a publicidade do banco pode ter a ver com o fato de Cuiabano ser amigo pessoal do Jair Bolsonaro. “É apenas mais um capítulo do famoso festival de coincidências incríveis do atual governo”, completou.

Já Marcos Bezzi, com passagem pela Editora Abril, Estadão, Record TV e participou de especiais na MTV e no Multishow, lembra que a atendeu mais de 100 milhões de brasileiros no pagamento dos auxílios emergenciais de 2020. “Algumas pessoas do Brasil podem até ficar surpresas que esse papel não coube à XP Investimentos ou à BTG Pactual. Não seria para menos, já que a imprensa publica tanta matéria disfarçada de propaganda dessas empresas. Tantas que que eu cheguei até a imaginar que as pessoas podiam pegar empréstimos a juros baixos nessas corretoras”, disse Marcos Bezzi, também recorrendo à ironia para demonstrar os absurdos do atual governo.

Patriotismo interesseiro

A tentativa de Bolsonaro de privatizar os Correios também foi abordada por Marcos. Ele falou sobre os interesses dos “farialimers na privatização dos Correios, uma empresa pública lucrativa. “Patriota é assim: Brasil acima de tudo e o lucro acima de todos”, cravou Marcos Bezzi. “Essa mesma chantagem eu também já escutei durante a reforma trabalhista e da Previdência. Cinco anos depois, temos 6 milhões de novas vagas, sim, mas na área de entregadores de aplicativo sem carteira assinada”, falou Marcos.