Após atuação do Sindicato, Banco do Brasil recua na punição de delegada sindical

Após atuação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o Banco do Brasil finalizou o processo administrativo, sem maiores ressalvas ou punição, contra uma delegada sindical lotada no Complexo Verbo Divino. A decisão ocorreu em reunião na terça-feira 7 entre representantes do Sindicato, da Gepes (gestão de Pessoas) e do Comitê de Administração do Cesup Plataforma SP. 

“A exemplo de outras situações envolvendo condições de trabalho, inclusive durante a pandemia, conseguimos resolver mais este caso através do diálogo com o banco”, enfatiza Antônio Netto, diretor do Sindicato e bancário do Banco do Brasil. 

A delegada sindical do Cesup Plataforma SP estava cobrando o banco sobre os motivos que exigiam o trabalho presencial de funcionários terceirizados do grupo de risco. Ela pedia esclarecimentos do porquê o banco não trata esses colegas da mesma forma que tratam os bancários, ou seja, os mantendo em home office ou dispensando, para sua proteção, sem prejuízo de salários e benefícios.

O banco não atendeu o pedido de esclarecimento da delegada sindical e passou a acusá-la de divulgar externamente o assunto nas redes sociais, inclusive citando a divulgação de uma fotografia em área interna do banco. 

Na reunião desta terça-feira 7, foi assegurado que o inquérito administrativo contra a delegada sindical seria encerrado. 

“O Sindicato sempre busca priorizar a resolução de problemas relacionados a condições de trabalho por meio do diálogo, e o desfecho deste caso reforça a importância de se valorizar esta forma de solução de conflitos”, salienta a dirigente sindical e funcionária do BB Ana Beatriz Garbellini.