Bancários do BB unidos contra a reestruturação, Use preto em defesa do Banco do Brasil.

Nesta quarta, 12, é dia de mobilização nacional em defesa do Banco do Brasil e de seus funcionários. Vamos todos usar roupas pretas e postar fotos com a hashtag #deformaBB. O objetivo da atividade é esclarecer sobre a reestruturação anunciada pelo banco há alguns dias e, principalmente, abordar suas consequências, já que a mudança interfere no plano de plano de carreiras e salários e pode levar à redução na remuneração e até no valor da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). 

Com a alegação de aumentar as remunerações para evitar a perda de funcionários para outros bancos e empresas privadas, o BB instituiu bônus de até quatro salários por ano para quem cumprir metas. Em contrapartida, vai reduzir os valores de referência das gratificações pagas aos funcionários. Na avaliação do movimento sindical só quem sairá ganhando são os executivos indicados pelo mercado financeiro: as mudanças poderão gerar perdas de até 15% da remuneração mensal dos funcionários que são concursados, de carreira, e conquistaram o emprego por méritos próprios. “É injusto porque reduz salários para a maioria e aumenta para uns poucos indicados pelo mercado. Isso é bom para quem?”, questiona a diretora do sindicato, Elienei Soares.

O prejuízo na PLR também pode ocorrer porque, como é paga com base no valor de referência (VR) da gratificação e as alterações anunciadas reduzem o VR, também a PLR será menor. A próxima parcela (que tem de ser efetuada até o final de março) ainda não sofre alterações, porque diz respeito ao semestre passado, mas a alteração passa a valer a partir deste ano.