Bancários do grupo de risco no Santander não devem aceitar pressão para voltar ao presencial

O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias de que gestores do Santander estão pressionando os bancários do grupo de risco a voltarem ao trabalho presencial. A entidade questionou o RH e a resposta foi que a orientação do banco é de que os funcionários que fazem parte do grupo de risco permançam em home office.

“Portanto, orientamos os bancários que se sentirem pressionados a denunciarem ao Sindicato. Eles não devem retornar se não estiverem seguros para isso. Até porque, como o próprio banco nos informou, esta não é uma determinação da empresa”, destaca Silmara Silva, diretora do Sindicato e bancária do Santander.

Silmara conta que os gestores pedem aos bancários do grupo de risco, hoje em home office, que procurem um médico do trabalho para pegar um laudo autorizando seu retorno ao presencial. “O RH do Santander foi claro: a empresa não está solicitando nenhum laudo médico a esses trabalhadores. Então não se sinta coagido a seguir o que o gestor determina”, reforça.

A dirigente diz ainda que, por conta da pressão, alguns trabalhadores chegam a pedir para os médicos que os autorizem a voltar. “Mesmo que o trabalhador do grupo de risco tenha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, ele tem o direito de permanecer no teletrabalho e de se resguardar.”

“É importante lembrar que a pandemia não acabou. O número de mortes, apesar de ter reduzido, ainda está alto, e especialistas apontam para o risco de uma nova onda de contaminações com as novas variantes, como a delta. Por isso, todo cuidado deve ser mantido”, acrescenta Silmara.