Bancários intensificam luta contra metas abusivas

Bancários de todo o país foram às ruas e às redes sociais, nesta terça-feira (11), para denunciar o assédio e a pressão realizada pelos bancos na cobrança abusiva pelo cumprimento de metas e os prejuízos que esta prática causa nos trabalhadores da categoria. As atividades marcaram o lançamento da campanha Menos Metas, Mais Saúde, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e por seus sindicatos e federações filiados. A campanha terá duração de seis meses.

“Há anos reivindicamos que as metas e as formas de cobranças do seu cumprimento sejam estabelecidas com a participação dos trabalhadores que terão que cumpri-las, mas os bancos alegam que se trata de uma questão de gestão e que esta decisão cabe somente a eles”, disse o secretário de Saúde do Trabalhador, Mauro Salles. “As consequências são desastrosas para os trabalhadores. O cenário de adoecimento físico e mental da categoria piora a cada ano, com transtornos psicológicos e as LER/Dort. E, nos últimos tempos, também tem aumentado o número de suicídios entre os bancários”, completou.

Leia também:
     >>>>> Contraf-CUT lança Campanha Menos Metas, Mais Saúde
     >>>>> Bancários vão as ruas contra metas abusivas

Durante as manifestações, os sindicalistas distribuíram boletins e panfletos para os trabalhadores, clientes dos bancos e a população que transitava pelas ruas.

     >>>>> Veja galeria de fotos das manifestações

“Para as bancárias e bancários pode não ser novidade, afinal eles sofrem as consequências em seu dia a dia, mas nossa intenção é denunciar a situação para clientes e a população de uma forma geral. Queremos mostrar que os bancos não são os ‘bons-moços’ retratados em suas publicidades”, explicou o dirigente da Contraf-CUT. “Muita coisa fica escondida atrás dos outdoors e das propagandas de TV”, completou.

Leia também algumas matérias publicadas por sindicatos de todo o país.

>>>>> Movimento sindical bancário inicia campanha Menos metas, Mais saúde
>>>>> Sindicato visita agências do Centro de Fortaleza com a Campanha Menos Metas Mais Saúde
>>>>> Sindicato de Alagoas mobiliza bancários contra as metas abusivas
>>>>> Bancários de Macaé lançam campanha contra metas abusivas
>>>>> Trabalho não pode ser sinônimo de adoecimento
>>>>> Sindicato de Londrina lança campanha Menos Metas, Mais Saúde
>>>>> Bancários lançam a campanha Menos Metas, Mais Saúde em Vitória
>>>>> Bancários de Florianópolis realizam ação teatral para debater adoecimento mental da categoria