Bancários protestam de norte a sul contra juros altos

Nesta terça-feira (14), bancários e bancárias de todo o Brasil protestam contra os juros altos impostos pelo Banco Central (BC). A Selic, a taxa básica, está em 13,75%, a mais alta do mundo, e o BC sinaliza que a manterá nesses patamares elevados pelo menos até dezembro. Os atos são organizados pelo Comando Nacional dos Bancários, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e diversas outras entidades. Às 11 horas de Brasília, também será feito um tuitaço, com a hashtag #JurosBaixosJá.

“O Banco Central deve servir aos interesses do povo, à criação e manutenção de emprego. Não podemos permitir que ele sirva aos interesses dos rentistas do mercado financeiro, dos ricos que usam seus recursos para comprar títulos e viver de especulação”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “Os juros altos freiam o nível de atividade econômica e inibem o investimento produtivo, consequentemente, o emprego e a renda também”, completou.

Juvandia também lembrou que o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, fez campanha para o governo Bolsonaro e estava em grupos de WhatsApp dos ministros do ex-presidente. “Ele continua fazendo a política econômica de Paulo Guedes. Deveria pedir demissão”, completou a dirigente.

>>>>> Leia aqui texto detalhado sobre os juros altos e a chamada autonomia do BC.
 

Confira a programação dos atos em frente às sedes do BC em várias cidades do país.


Brasília/DF

Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede do BC, às 12h30.
 

Belém/PA

Boulevard Castilhos França, 708 – Campina, às 9 horas.
 

Belo Horizonte/MG

Av. Álvares Cabral, 1605 – Santo Agostinho, às 10 horas.
 

Curitiba/PR

Av. Cândido de Abreu, 344 – Centro Cívico, às 10 horas.
 

Fortaleza/CE

Av. Heráclito Graça, 273 – Centro, às 9 horas.
 

Porto Alegre/R

Rua 7 de Setembro, 586 – Centro, às 12 horas.
 

Recife/PE

Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro, às 9 horas.
 

Salvador/BA

1ª avenida, 160 – Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9 horas.
 

São Paulo/SP

Av. Paulista, 1804 – Bela Vista, às 11 horas.
 

Rio de Janeiro/RJ

Av. Presidente Vargas, 730 – Centro, às 11 horas.


Em cidades sem prédio do BC, os atos serão organizados em locais públicos de grande circulação. Consulte o sindicato local.