Campanha salarial dos bancários terá impacto de R$ 15 bilhões na economia

Em artigo, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, analisa o reajuste de 10,97% conquistados pela categoria bancária, que corresponde a reposição integral do INPC acumulado entre setembro de 2020 e agosto de 2021, 10,42%, mais ganho real de 0,05%.

Confira abaixo na íntegra

Resultado de luta e mobilização, a categoria bancária conquistou na Campanha Nacional Unificada de 2021 reajuste salarial de 10,97% que corresponde a reposição integral do INPC acumulado entre setembro de 2020 e agosto de 2021, 10,42%, mais ganho real de 0,05%.  O mesmo reajuste será aplicado em todas as cláusulas econômicas, como piso salarial, PLR, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio creche, entre outros direitos garantidos na CCT que possui abrangência nacional.  

O histórico de negociações ao longo dos anos tem se mostrado positivo para a categoria. Entre 2004 e 2021, o reajuste salarial obteve ganho real acumulado de 21,94%. No piso salarial o ganho real acumulado, no mesmo período, foi de 43,56%. Já nos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição os ganhos acima da inflação nos últimos 17 anos foram de 35,49% e 33,96%, respectivamente. O auxílio-creche apresentou um ganho real ainda maior, de 44,78%, neste mesmo intervalo.  Os reajustes diferenciados nas cláusulas econômicas são resultados de negociações específicas que visam melhorar os direitos conquistados pela categoria.

Vale ressaltar que o fechamento da Campanha Nacional de forma antecipada, realizada em 2020, mostrou-se assertivo frente a alta inflacionária dos últimos meses e da instabilidade econômica, social e, sobretudo, política que o país atravessa. Os bancários são exemplo de mobilização e conquistas. Sabemos que a campanha fechada no ano passado entra para a história como uma das mais difíceis em função de uma conjuntura nada favorável, em meio a uma pandemia mundial. Tivemos uma dura negociação com os bancos durante 15 rodadas cobrando dos bancos o avanço e a manutenção dos nossos direitos.  

Os ganhos dos trabalhadores movimentam a economia. De acordo com estimativa realizada pelo Dieese, o resultado da Campanha Salarial da Categoria Bancária de 2021 injetará cerca de R$ 15,920 bilhões na economia brasileira nos próximos 12 meses.

Temos orgulho de ser uma das entidades mais fortes e atuantes da América Latina. Representamos mais de 138 mil trabalhadores, o que equivale a mais de um quarto do total da categoria bancária em todo o país.

Toda essa estrutura se mantém com o seu apoio, sua participação e luta. Gostaria de agradecer a todos os bancários. E convidar os que não são sindicalizados a participar das atividades da sua categoria.