Conquista do movimento, Fórum de Saúde e Condições de Trabalho da Caixa volta a se reunir nesta quinta-feira (17)

O Fórum Condições de Trabalho entre dirigentes do movimento sindical e representantes da Gestão de Pessoas (Gipes) da Caixa Econômica Federal volta a se reunir nesta quinta-feira (17). O tema das reuniões encontro será Covid-19. “Na última mesa de negociação com a Caixa ficou definido que retomaríamos esse espaço para tratar especificamente, pelo menos por enquanto, da questão dos protocolos de saúde e segurança do banco contra a Covid-19 e Influenza”, explicou Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e secretária da Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

A formação do Fórum foi uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2013, com o objetivo de buscar medidas para prevenir e combater problemas relativos ao cumprimento da jornada de trabalho, assédio moral, cobrança por metas abusivas e falta de estrutura das unidades. O Fórum tem previsão de ocorrer uma vez por mês e funciona da seguinte forma: os empregados informam os casos específicos ocorridos nos locais de trabalho – devem ser denúncias concretas e não problemas genéricos – aos representantes dos trabalhadores que, por sua vez, os reportam à Gipes e às chefias das áreas. Depois de os dirigentes apresentarem os problemas, a Caixa tem 30 dias para trazer uma solução.

“Por isso é importante que os empregados denunciem os problemas relacionados à saúde e condições de trabalho aos seus sindicatos, para que possamos resolvê-los junto às instâncias competentes da Caixa Econômica Federal”, completou Fabiana.