Consciência Negra é o tema do PODBAN

“Consciência Negra: Como avançar no combate ao racismo a partir do movimento sindical?”. Este é o tema desta semana do PODBAN, o podcast dos bancários do Rio Grande do Sul. O programa criado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras no Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) abordou como, desde o início da escravidão no Brasil, uma série de leis alimentou o racismo e as consequências existem até hoje. No mês da Consciência Negra temos de refletir como enfrentar esse problema enraizado na sociedade. Para discutir esse tema, foram convidados os dirigentes sindicais Isis Garcia e Almir Costa de Aguiar, que cuidam da pasta de Combate ao Racismo na Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS) e na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), respectivamente.

O PODBAN apresenta semanalmente um tema conjuntural em debate na sociedade, além das principais notícias de interesse da categoria. A distribuição é feita pelo Spotify e pelo Portal Bancários RS.

Os primeiros programas trouxeram temas como o Setembro Amarelo e o suicídio na categoria bancária, Outubro Rosa e a dificuldade no acesso à saúde, mudanças climáticas, pandemia e os riscos para quem trabalha nas agências, entre outros.

“Hoje em dia a rotina não nos permite que nos aprofundemos em alguns temas fundamentais para a sociedade, mas com o podcast é possível ficar informado sobre os principais acontecimentos do país e, especialmente, da categoria, enquanto está no carro, no ônibus, ao mesmo tempo que se faz uma atividade física ou tarefas de casa”, destaca o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.

Além disso, acrescentou o diretor, o PODBAN será mais um instrumento de luta dos bancários e das bancárias, por dar espaço e voz ao movimento organizado dos trabalhadores e trabalhadoras. “A guerra de narrativas expostas na mídia está acirrada. Ouvimos muita desinformação, principalmente vinda de quem deveria zelar pela transparência: o governo. É preciso esclarecer os fatos e passar a informação verdadeira à população”, observa ainda Juberlei.

O PODBAN vai ao ar todas as sextas-feiras pelo Spotify. O programa é produzido pela Verdeperto Comunicação, conta com apresentação do jornalista Araldo Neto, boletins de Aline Adolphs e participações especiais toda semana.