Curso trata das perspectivas do mundo do trabalho

A história do movimento operário e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras será a base para o curso Perspectivas sobre o mundo do trabalho no Brasil e na Argentina, promovido e organizado pelo Instituto Lula em parceria com o Instituto Pátria, da vice-presidenta argentina Cristina Kirchner.

Com um total de quatro aulas, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, o curso será totalmente on-line e gratuito, mas o acesso será permitido apenas aos inscritos. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Instituto Lula.

Já próxima quarta-feira (13) acontece a primeira aula, sobre “referências e lideranças sociais e sindicais do Brasil e na Argentina; movimentos políticos, sociais e reinvindicação; e líderes e marcos históricos”. A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira Leite, será a docente brasileira da terceira aula, no dia 27/10. Veja abaixo a programação completa das aulas.

Perspectivas sobre o mundo do trabalho no Brasil e na Argentina

Sempre às quartas-feiras, das 18h30, às 20h30

Primeira aula – 13/10, das
Referências e lideranças sociais e sindicais do Brasil e na Argentina. Movimentos políticos, sociais e reinvindicação. Líderes e marcos históricos.
Docente do Brasil: Clara Levin Ant; Docente da Argentina: Hector Pedro Recalde

Segunda aula – 20/10
A revolução industrial. O nascimento do movimento operário. A reação ante o surgimento dos sindicatos. Sindicatos e ideologia.
Docente do Brasil: Artur Henrique; Docente da Argentina: Hector “Gringo” Amichetti

Terceira aula – 27/10
Noções de Economia. Estado, Mercado e Sociedade. Dependência econômica. América do Sul e os países centrais. Distribuição de renda o paradigma agroexportador.
Docente do Brasil: Juvandia Moreira Leite; Docente da Argentina: Mara Ruíz Malec

Quarta aula – 3/11
Liberdade sindical. A greve como chave de compreensão. O papel do Estado. Relações de trabalho modernas. Os projetos de retirada de direitos trabalhistas.
Docente do Brasil: Antonio Carlos Carvalho; Docente da Argentina: Gustavo Ciampa