Desemprego continua em alta no Brasil

Nunca houve tantos brasileiros em busca de emprego no país. Cerca de 15 milhões de pessoas buscam trabalho nesse momento. O patamar de desemprego se manteve em 14,7% no trimestre encerrado em abril e segue no nível recorde da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (30). Na categoria bancária, o alerta permanece, para impedir novas demissões.

“Vivemos uma situação crítica e nada indica que vá melhorar, pelo menos no curto ou médio prazo. O desempenho negativo do governo Bolsonaro nos mostra isso. Estamos também atentos para que não ocorram demissões em nosso setor. Os bancos demitiram em plena pandemia e não cumpriram o compromisso de manter o emprego na categoria nesse período. De março do ano passado a fevereiro deste ano foram fechados 13 mil postos de trabalho em nossa categoria. Não podemos aceitar mais desemprego”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

A taxa recorde de desemprego de 14,7% já havia sido alcançada no primeiro trimestre de 2021. Os números indicam que o desemprego está longe de recuar. No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego era de 12,6%. Outro fator que agrava a situação da população é o crescimento da inflação. Nos últimos 12 meses, a inflação atingiu 35,75% pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).