Em nota, Contraf-CUT repudia manutenção da Selic em 13,75% pelo BC

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) publicou Nota de Repúdio à decisão do Banco Central (BC) de manter a taxa básica de juros brasileira, a Selic, em 13,75% ao ano.

O movimento dos trabalhadores tem protestado contra a ação do BC, que está impedindo a retomada do crescimento econômico, a redução do endividamento das famílias e a geração de emprego e renda. Na última terça (21), quando o BC começou a reunião para decidir a Selic, a CUT e as outras centrais promoveram atos em todo o país, para exigir juros baixos. A categoria bancária teve participação destacada nas manifestações.

Em seu discurso, no ato em São Paulo, a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, lembrou que “a luta contra a alta do juro vai definir se a gente vai ter emprego amanhã ou não, se vamos ter renda ou se a gente vai estar na rua sem lugar para morar. Para ter um país melhor é preciso que o presidente do BC reduza a taxa de juros”.

A dirigente ressaltou que os juros altos encarecem toda a economia, o governo tem menos dinheiro para escolas, creches, hospitais e outros investimentos públicos. Ela também pontuou que “além disso, o povo gasta mais para comprar geladeira e televisão; o empréstimo fica mais caro e isso é culpa do BC”.

Leia também

Nota de Repúdio da Contraf-CUT

Nota Repúdio da CUT à Selic em 13,75%