Fetraf-RJ/ES lança campanha em defesa do atendimento presencial

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) lança, nesta quarta-feira (19), a campanha “Atendimento presencial nos bancos é seu direito!”

A mobilização envolve os sete sindicatos filiados (Angra dos Reis e Região, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Macaé e Região, Nova Friburgo e Região e Três Rios e Região) e busca a participação de toda a categoria bancária.

O objetivo é alertar os clientes que o acesso a agências é um direito garantido pela legislação e pela resolução 4.746 do Banco Central (BC), que, segundo a Fetraf-RJ/ES, são desconsideradas pelos bancos para estimular o uso de plataformas digitais ou correspondente bancário.

De acordo com a resolução 4.746 do BC, as instituições financeiras não podem “impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências”.

A entidade sindical também denuncia que, ao impedir as operações presenciais, os bancos têm como objetivo a redução de custos pelo fechamento de postos de trabalho, o que também gera sobrecarga aos trabalhadores remanescentes e piora no atendimento.

Quando tiver atendimento presencial negado, o usuário deve entrar em contato com o BC, pelo telefone 145, ou com o Procon, pelo número 151.
 

Fonte: Fetraf-RJ/ES