Importunador de deputada é expulso do partido

O deputado estadual Fernando Cury foi expulso nesta-segunda-feira (22) do partido Cidadania pela acusação de ter importunado sexualmente a deputada Isa Penna (Psol). O parlamentar foi flagrado em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo apalpando o seio da deputada em plena sessão plenária realizada em dezembro do ano passado. O diretório estadual do Cidadania acatou a decisão do conselho de ética do partido, que recomendou a expulsão do parlamentar.

“Que essa decisão sirva de exemplo porque a violência contra a mulher, infelizmente, ainda é corriqueira. Uma decisão como essa é muito importante. Nossa luta vem aumentando e, por isso, crimes como esse agora se tornam públicos e são punidos. Mas, é preciso denunciar qualquer ato que atente contra a dignidade das mulheres, seja em locais públicos, em locais de trabalho ou em casa. É por isso que nesta quinta-feira (25) realizamos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Essa data faz parte da nossa jornada dos 21 Dias de Ativismo contra à violência às mulheres, que vai até 10 de dezembro”, ressaltou a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Elaine Cutis.

Outro aspecto levantado pela secretária da Mulher da Contraf-CUT é a extrema dificuldades que as parlamentares têm para atuarem em um ambiente ainda majoritariamente masculino. “Além de as mulheres estarem sub-representadas na política, as poucas que lá estão vivenciam esse tipo de prática e violências de todas as formas ao exercerem seus mandatos. Não podemos tolerar isso”, frisou Elaine Cutis.

O processo de expulsão de Fernando Cury se arrasta desde janeiro deste ano. O deputado ainda pode recorrer junto à direção nacional do partido. Cury também é denunciado em ação movida pelo Ministério Público de São Paulo, por importunação sexual.

Leia mais:

Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres