PLR será paga quando em 2020?

As festas de Natal e Ano Novo passaram e janeiro entra com aquelas tradicionais contas extras, do IPTU à lista de material escolar. Com isso, vem a inevitável pergunta: quanto vem a 2ª parcela da Participação dos Lucros e Resultados?

Fruto de multas lutas do movimento sindical da categoria, a PLR é um direito conquistado, não uma concessão dos banqueiros. Bancários e bancárias foram os primeiros trabalhadores a conquistar esse direito, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 1995.

E para responder à questão sem mais delongas: pelo acordo atual, os bancos privados têm de pagar até 3 de março deste ano (referente ao exercício 2019). Para os da Caixa o pagamento deve ser feito até 31 de março. Já para os trabalhadores do BB a parcela da PLR referente ao 2º semestre de 2019 chega "em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros sobre Capital Próprio aos acionistas".

Apesar do estabelecimento de datas-limite, os banqueiros têm plenas condições de pagar os trabalhadores antes dos prazos máximos, o que sempre é reivindicado pelo movimento sindical.

O direito à PLR foi aprimorado durante a Campanha Salarial de 2007, quando foi garantido o valor adicional ao benefício. Posteriormente, em 2013, foi conquistado outro avanço: os bancários e bancárias têm direito à PLR sem IR para determinados valores e, a partir destes, descontos progressivos.

O Sindicato lembra que, para fortalecer as lutas da categoria e garantir a manutenção e conquista de direitos, é fundamental que bancários e bancárias estejam cada vez mais unidos e mobilizados - por isso a importância da sindicalização, que pode ser feita a qualquer momento e garante o fortalecimento da categoria e inúmeros benefícios, como assessoria jurídica, convênios e publicações especializadas.