Presidenta da Contraf-CUT participa de live da Campanha Tributar os Super-Ricos

A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, participa, nesta quarta-feira (17), a partir das 20h, da segunda live da série de oito debates virtuais que serão realizados nos meses de agosto e setembro para aprofundar a discussão sobre as necessárias alterações do sistema tributário, promovidos pela Campanha Tributar os Super-Ricos. A transmissão será feita pelo Facebook da Contraf-CUT e pelo Facebook da campanha.

Juntamente com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Isac Moreno Falcão, Juvandia irá debater a elevação artificial do Imposto de Renda sobre os trabalhadores. A mediação do debate será feita pelo secretário de Assuntos Socioeconômicos da Contraf-CUT, Walcir Previtale.

Antes do debate, às 19h, acontecerá o lançamento do documento “Sistema fiscal para um país com justiça tributária”, com as propostas da Campanha Tributar os Super-Ricos para a tributação justa, que contará com a participação e comentários do economista e membro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A ideia é que o material contribua com os debates e os programas de governo sobre tributação justa.

“Que os super-ricos paguem a conta”

Na última sexta-feira (12), a live “Tributar os Super-Ricos e o Mundo do Trabalho” deu início à série de debates. Com o mote “Que os super-ricos paguem a conta”, os debates visam promover do movimento nacional pela justiça fiscal e pela redução das desigualdades.

Participaram do primeiro evento a professora de Direito e Processo do Trabalho da UFRGS e juíza no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Valdete Souto Severo, e o sociólogo, assessor técnico das centrais sindicais e ex-diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz, com mediação do presidente do Instituto de Justiça Fiscal (IJF), Dão Real Pereira dos Santos.

Cronograma de lives

  • 25/8 – Tributar os Super-Ricos e a Justiça Fiscal – Renato Aroeira
  • 1/9 – Tributar os Super-Ricos e o Capital Improdutivo – Ladislau Dowbor
  • 8/9 – Tributar os Super-Ricos e a Proteção às Vítimas da Covid – Renato Simões
  • 15/9 – Tributar os Super-Ricos e a Financeirização da Riqueza
  • 22/9 – Tributar os Super-Ricos e o Estado como Empregador de Última Instância – André Luis Cabral de Lourenço e Simone Deos
  • 29/9 – Tributar os Super Ricos e as Desigualdades de Raça e de Gênero