Presidente do BB teria pedido demissão por ter seu nome incluído no inquérito das fake news

 

Amigo pessoal de longa data do Ministro da Economia Paulo Guedes, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, entregou nesta sexta-feira, dia 24 de julho, carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia. O efeito da renúncia será a partir de agosto, em data a ser definida.

Segundo a CNN, o motivo teria sido o fato de Rubem ter sido incluído pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, como um dos alvos do inquérito das fake news. A CNN apurou que Novaes deu essa justifica em conversa com Bolsonaro e integrantes da equipe econômica, que se mostraram surpresos com o pedido e irritados com a decisão de Moraes.

A alegação oficial de Novaes, no entanto, foi a de que entende “que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”. Não se sabe ainda o real motivo. Rubem é de linha econômica ultraliberal como Guedes, com quem estudou na Universidade de Chicago e defende com unhas e dentes a privatização do banco, o que não deve mudar com o novo ocupante do cargo.