Projeto que ataca direito de greve dos bancários é retirado de pauta

O PL 817/22, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União) - que ameaça o direito de greve dos bancários, ao propor alterações na Lei 7.783, de 1989, a Lei de Greve, definindo meios eletrônicos de pagamentos e transferências como serviços essenciais - foi retirado da pauta da sessão desta quarta 14 da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), na Câmara dos Deputados.

A retirada de pauta do PL 817/22 da sessão de hoje da CTASP, a última do ano, representou uma grande vitória para a categoria bancária, uma vez que o projeto estava pronto para ser apreciado pelos parlamentares.

"Desde ontem, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a Contraf-CUT, demais sindicatos e entidades representativas, mobilizaram a categoria para pressionar os parlamentares contra a apreciação e possível aprovação do projeto. Tivemos um tuitaço hoje pela manhã, os bancários de Brasília ocuparam a sessão da CTASP, e nos articulamos junto aos parlamentares de oposição que, encabeçados pelo deputado Carlos Veras (PT), construíram um entendimento junto ao presidente da CTASP, deputado Leônidas Cristino (PDT), para a retirada de pauta", relata o dirigente do Sindicato e representante da entidade no Grupo Nacional da Agenda Legislativa das Centrais Sindicais, Alexandre Caso.

"Mais uma vez provamos a força da organização e mobilização da categoria bancária. Quando obtemos vitórias importantes como esta, é importante lembrar que as mesmas só são possíveis graças a parceria de cada bancário e bancária junto com as nossas entidades representativas. Juntos somos mais fortes e assim seguiremos, mobilizados, para arquivar definitivamente o PL 817/19, assim como qualquer outro projeto que ameace nossos direitos, e na luta por novas conquistas", conclui a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.