Reestruturação da Caixa atingirá gerentes, tesoureiros e caixas

Uma reestruturação na rede anunciada pela direção da Caixa no início de dezembro prevê mudanças na rede de atendimento, incluindo a aplicação da “verticalização” a todos os gerentes, a ampliação da segmentação, com a criação de agências ou ambientes para atendimento exclusivo de determinados perfis, e a criação do conceito de “gestão operacional” nas agências, com impactos como a extinção da função de tesoureiro. Parte das agências não teria caixas.

Como os empregados serão atingidos:
Caixas: risco de descomissionamento em massa.
Tesoureiros: extinção da função com a criação do gerente operacional e acesso por PSI (Processo Seletivo Interno), agregando novas tarefas sem aumento salarial.
Gerentes de relacionamento PF/PJ: sofrerão decesso, executando o mesmo trabalho que fazem atualmente, com redução salarial, sendo rebaixados a Gerentes de Atendimento e Negócios (GAN) PF e PJ. Isso se houver vagas para todos.
No início de dezembro, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) entrou em contato com a direção do banco para cobrar uma reunião com o objetivo de debater a reestruturação do banco.

No entanto, a direção do banco não confirmou as mudanças, alegando que se tratava apenas de um ensaio para saber a opinião dos empregados, e que nenhuma alteração havia sido votada.

Diante deste cenário que irá afetar muitos empregados caso concretizado, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Apcef/SP realizarão, no dia 11 de janeiro (sábado), a partir das 10 horas, uma plenária para debater com os empregados os impactos e formas de enfrentar a proposta de reestruturação na rede. 

“É importante que o maior número de empregados participem do debate para que possamos, coletivamente, debater o processo e encontrar formas de barrar essas mudanças que certamente irão impactar negativamente os trabalhadores que ocupam essas funções”, reforça a dirigente sindical e bancária da Caixa Vivian Sá. 

O encontro será realizado no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na Rua São Bento, 413, perto da estação São Bento do Metrô.