Santander quer cobrar plano de aposentados por invalidez

O Santander pretende passar a cobrar pela assistência médica e odontológica dos seus funcionários aposentados por invalidez. O Sindicato recebeu denúncias de bancários que foram comunicados através de telegrama enviado pelo banco que “a partir de 30/09/2019, a cobrança dos benefícios de assistência médica e odontológica serão realizados via débito mensal em sua conta corrente Santander”.

“Essa cobrança impactaria bastante na minha vida. Eu dependo totalmente do plano. Faço de duas a três vezes por semana fisioterapia. Se eu não fizer, a doença vai evoluir muito mais rápido. A cobrança é um peso grande. Corresponde a 25% do benefício que eu recebo”, afirmou um bancária, aposentada por conta de uma doença degenerativa e progressiva, que procurou o Sindicato após receber o telegrama do Santander.

No documento, ainda são informados os valores dos benefícios, com a ressalva de que tais importâncias individuais deverão ser multiplicadas pelo número de dependentes, se houver. Por fim, ainda há a afirmação de que qualquer inconsistência nos dados, via Portal RH, poderá implicar na suspensão dos planos.

O Sindicato oficiou o banco, alertando para a irregularidade da medida e cobrando a manutenção da assistência médica e odontológica nos moldes que sempre foram oferecidas aos aposentados por invalidez, sem qualquer pagamento. A entidade requer o retorno do banco no prazo de 48 horas.