União vende ações do Banco do Brasil

A União concluiu a venda das ações excedentes do Banco do Brasil em poder do governo, informou a Agência Brasil, nesta terça-feira (28). A operação, que arrecadou R$ 1,06 bilhão, ocorreu na quinta-feira (23), mas só foi divulgada na segunda (27) pelo Ministério da Economia.

Foram vendidas 20.785.200 ações ordinárias para que a União mantivesse a condição de maior acionista e não afetasse o controle da instituição financeira pelo governo.

A venda das ações segue a política de privatizações definida pelo governo. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Economia, o dinheiro retornará aos cofres públicos, podendo ser usado para reduzir a dívida pública ou fazer investimentos, seja em obras públicas, seja em outros.

Neste ano, o governo quer vender cerca de R$ 150 bilhões de participações da União em empresas. A venda das ações excedentes do Banco do Brasil tinha sido incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) em 22 de agosto do ano passado. Os papéis estavam depositados no Fundo Nacional de Desestatização, operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).